Penafiel: Os Administradores e Gerentes e a Insolvência.

Orador sobre o tema “Os Administradores e Gerentes  e a Insolvência”.

Teve como principal objectivo abordar o que é a insolvência e de que forma pode afectar as empresas e os empresários, bem como quais as principais medidas de recuperação económico-financeira e todos os actos relacionados.


Parte da intervenção abordou as várias fases que constituem o processo de insolvência e os seus intervenientes, nomeadamente, o Administrador da Insolvência, a Assembleia de Credores, a Comissão de Credores, uma espécie de braço direito daquela, e do papel do Tribunal em todo o processo.

“A insolvência não deve ser encarada como um fim, mas um processo, uma nota etapa que carece da intervenção de vários agentes especializados e nalguns casos pode até representar a tábua de salvação da empresa e dos seus funcionários. Nesta matéria, o causídico lembrou que em países como os Estados Unidos, a insolvência é sinónimo de maturidade e é tida como sinónimo de experiência. “Uma grande parte dos empresários de sucesso, que se encontram em multinacionais, passou por várias insolvências. As empresas são pessoas colectivas e em determinadas situações é normal que morram” destacou, atalhando ainda que é urgente haver também uma mudança de mentalidade dos empresários em relação a esta questão”.

Conferência promovida pela Associação empresaisal de Penafiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

I agree with the Privacy Policy